segunda-feira, 20 de junho de 2011

Uma polegada por vez

“Não sei o que dizer na verdade.
Três minutos... Para maior batalha da nossa vida profissional.
Tudo depende de hoje. Ou nos curamos como equipe... Ou vamos nos desintegrar.
Polegada e polegada, jogada a jogada, até acabarmos.
Estamos no inferno agora, cavalheiros.
Vão por mim.
E podemos ficar aqui, e levar merda na cara... Ou podemos lutar, e voltar à luz.
Podemos sair do inferno... Uma polegada por vez.
Eu não posso fazer isso por vocês. Já estou velho.
Eu olho para vocês, vejo esses rostos jovens, e penso: ‘Puxa, eu cometi todos os erros de um homem da minha idade’.
Joguei fora todo o meu dinheiro, acreditem ou não. Afastei todas as pessoas que me amaram. E, ultimamente, mal posso suportar minha cara no espelho.
Sabe, quando você envelhece, você perde as coisas. Isso faz parte da vida.
Mas você só aprende isso quando começa a perder coisas.
Vocês descobre que a vida se joga ao poucos. O futebol também.
Porque, nos dois jogos, vida e futebol... A margem de erro e tão pequena... Meio passo antes, ou depois, e você não agarra.
As polegadas que precisamos estão ao nosso redor. Estão em cada brecha do jogo... Em cada minuto, em cada segundo.
Neste time, nós lutamos por essa polegada. Neste time, nós nos dilaceramos, e a todos ao nosso redor... Por essa polegada. Nós agarramos com as unhas essa polegada!
Porque sabemos que, quando juntamos todas as polegadas... Isso vai fazer toda a diferença entre vencer ou perder! Entre viver ou morrer!
Eu garanto: Em qualquer luta... É o cara que está disposto a morrer quem as ganha.
E sei que, se eu ainda tiver alguma vida... É porque ainda estou disposto a lutar e morrer por elas. Porque isso é que é viver! Essas polegadas na sua cara!
Não posso obrigá-los a nada.
Olhem para o cara do seu lado, olhem nos olhos dele!
Você verá um cara que lutará por essas polegadas com você! Você verá um cara que vai se sacrificar pelo seu time... Porque ele sabe que, quando chegar a hora... Você fará o mesmo por ele!
Isso é uma equipe, cavalheiros.
E ou nos curamos, agora, como uma equipe... Ou morremos como indivíduos.
Isso é o futebol, pessoal.
É só isso.
Agora... O que vocês vão fazer?”
Al Pacino, em Um Domingo Qualquer


Medio tutissimus ibis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário