Deixe-se transformar pelos acontecimentos
Para crescer, é preciso estar querendo. O crescimento é diferente de algo que acontece com você. Você o produz. Você o vive. Os pré-requisitos para o crescimento: estar aberto a experimentar acontecimentos e a vontade de se deixar transformar por eles.
Esqueça o bom
Bom é uma porção conhecida. Bom é aquilo com que todos concordamos. O crescimento não é necessariamente bom. O crescimento é uma exploração das reentrâncias obscuras que podem ou não produzir nossa pesquisa. Enquanto se apegar ao bom, você nunca terá o crescimento real.
O processo é mais importante que o resultado
Quando o resultado orienta o processo, nós só podemos ir até onde já fomos. Se o processo orienta o resultado, nós podemos até não saber onde estamos indo, mas vamos saber que queremos estar ali.
Ame seus experimentos (como amaria uma criança feia)
A alegria é o motor do crescimento. Explore a liberdade de encarar seu trabalho como belas experiências, repetições, tentativas, ensaios e erros. Veja a longo prazo e permita-se a diversão de falhar todos os dias.
Vá fundo
Quanto mais fundo você for, maior será a chance de descobrir algo de valor.
Guarde os acidentes
A resposta errada é a resposta certa na busca por uma pergunta diferente. Colecione respostas erradas como parte do processo. Faça diferentes perguntas.
Estude
Um estúdio é um lugar para o estudo. Use a necessidade de produzir como uma desculpa para estudar. Todos serão beneficiados.
Flutue
Permita-se vagar sem destino. Explore as adjacências. Pare de julgar. Deixe a crítica pra depois.
Comece em qualquer lugar
John Cage nos conta que não saber por onde começar é uma forma comum de paralisação. Seu conselho: comece em qualquer lugar.
Todo mundo é um líder
O crescimento acontece. Onde quer que seja, deixe-o surgir. Aprenda a segui-lo quando fizer sentido. Deixe qualquer um liderar.
Colha ideias
Edite aplicações. Ideias precisam de um ambiente dinâmico, fluido e generoso para manterem-se vivas. As aplicações, por outro lado, se beneficiam com erros graves. Produza uma grande taxa de ideias para aplicações.
Mova-se
O mercado e suas operações tem uma tendência a consolidar o sucesso. Resista. Permita que o insucesso e a migração sejam parte de suas práticas.
Desacelere
Dessincronize-se dos prazos normais e oportunidades surpreendentes devem se apresentar.
Não seja cool
Cool é o medo conservador vestido de preto. Liberte-se desse tipo de limitação.
Faça perguntas idiotas
O crescimento se abastece com desejo e inocência. Acesse a resposta, não a pergunta. Imagine como seria aprender durante toda a vida no ritmo de uma criança.
Colabore
O espaço entre as pessoas que trabalham juntas é preenchido com conflito, atrito, discussão, alegria, encanto e um vasto potencial criativo.
____________________
Intencionalmente deixado em branco. Dê espaço para as ideias que você ainda não teve e para as ideias dos outros.
Fique acordado até tarde
Coisas estranhas acontecem quando você foi longe demais, ficou acordado por tempo demais, trabalhou demais e quando está separado do resto do mundo.
Trabalhe a metáfora
Todo objeto tem a capacidade de significar algo mais do que aparenta. Trabalhe em seus significados possíveis.
Tenha cuidado ao se arriscar
O tempo é genético. O hoje é o filho do ontem e a mãe do amanhã. O trabalho que você produz hoje criará o seu futuro.
Repita-se
Se você gostou, faça de novo. Se não gostou, faça de novo.
Construa suas próprias ferramentas
Misture ferramentas para construir coisas únicas. Até mesmo suas ferramentas mais simples podem produzir caminhos completamente novos a serem explorados. Lembre-se, as ferramentas ampliam nossas capacidades, de modo que até um pequeno instrumento pode fazer uma grande diferença.
Apoie-se nos ombros de alguém
Você pode ir mais longe carregado pelas conquistas daqueles que vieram antes de você. E a vista é bem mais bonita.
Evite softwares.
O problema com os softwares é que todos os têm.
Não limpe sua mesa
Amanhã de manhã você pode encontrar uma coisa que não consegue enxergar hoje a noite.
Não participe de competições por prêmios
Só não participe. Não faz bem.
Leia só as páginas à esquerda
Marshall McLuhan fez isso. Diminuindo a quantidade de informação, nós abrimos espaço para o que ele chamou de nosso “miojo”.
Crie novas palavras
Expanda o léxico. As novas condições demandam uma nova forma de pensar. O pensamento demanda novas formas de expressão. A expressão gera novas condições.
Pense com sua cabeça
Esqueça a tecnologia. A criatividade não depende do dispositivo.
Organização = liberdade
As reais inovações em design ou em qualquer outro campo, acontecem em um contexto. O contexto é normalmente algum tipo de empresa gerenciada cooperativamente. Frank Gehry, por exemplo, só foi capaz de realizar Bilbao, porque seu estúdio consegue respeitar o orçamento. O mito de uma divisão entre os “criativos” e os “de terno” é o que Leonard Cohen chama de um “charmoso artefato do passado”.
Não pegue dinheiro emprestado
Mais uma vez, um conselho de Frank Gehry. Mantendo o controle financeiro, nós mantemos o controle. Não é exatamente uma ciência complicada, mas é surpreendente como é difícil manter essa disciplina e quantos fracassaram.
Ouça cuidadosamente
Cada colaborador que entra em nossa órbita traz consigo um mundo mais estranho e complexo do que poderíamos sonhar em imaginar. Ao ouvir os detalhes e a fineza de suas necessidades, desejos ou ambições, nós envolvemos seu mundo no nosso. Nenhuma das partes jamais será a mesma.
Viaje para o campo
A superfície terrestre é maior do que a sua TV, ou que a internet, é até mesmo maior que um ambiente simulado graficamente totalmente imersivo, interativo, renderizado dinamicamente, orientado a objetos, operando em tempo real.
Erre mais rápido
Esta ideia não é minha – eu a peguei emprestada. Eu acho que ela é do Andy Grove.
Imite
Não tenha vergonha. Tente chegar o mais próximo que puder. Você nunca fará idêntico e a diferença pode valer mesmo a pena. Basta olharmos para Richard Hamilton e sua versão do grande vidro de Marcel Duchamp para ver o como a imitação é rica, desacreditada e subutilizada como técnica.
Bote pra fora
Quando esquecer as palavras, faça o que Ella fez: crie algo novo… mas não palavras.
Quebre, estique, entorte, moa, rache, dobre
Explore a outra borda
A grande liberdade existe quando evitamos usar o pacote tecnológico. Nós não conseguimos encontrar a borda porque estamos pisando nela. Tente utilizar equipamentos com tecnologias antigas e obsoletas num ciclo de economia, mas de rico potencial
Cafés, viagens de táxi, salas verdes
O real crescimento acontece fora de onde imaginamos que ele vá acontecer, no interstício – o que Dr. Seuss chama de “o lugar da espera”. Hans Ulrich Obrist uma vez organizou uma conferência de ciência e arte com toda a infraestrutura de uma conferencia – as festas, conversas, almoços, chegadas em aeroportos – mas sem a conferência em si. Aparentemente ela foi muito bem sucedida e gerou muitas colaborações posteriores.
Evite cercados
Pule as cercas. Fronteiras disciplinares e regimes regulatórios são tentativas de controlar a feroz vida criativa. Frequentemente são esforços compreensíveis de ordenar os múltiplos e complexos processos evolutivos. Nosso trabalho é pular as cercas e cruzar os campos.
Ria
As pessoas que visitam nosso estúdio muitas vezes perguntam o quanto nós rimos. Desde que me dei conta disso, uso como uma medida de quão confortavelmente estamos nos expressando.
Lembre
O crescimento só é possível como um produto da história. Sem memória, a inovação é mera novidade. A história direciona o crescimento. Mas a memória nunca é perfeita. Toda memória é uma imagem degradada ou uma combinação de momentos ou eventos anteriores. Isso é o que nos faz cientes de sua qualidade enquanto passado e não presente. Isso significa que cada memória é nova, uma construção parcial diferente da sua fonte, e, dessa maneira, um potencial para o crescimento em si.
Poder para o povo
O jogo só pode acontecer quando as pessoas sentem que tem o controle de suas vidas. Nós não podemos ser agentes da liberdade se não formos livres.
Bruce Mau
Medio tutissimus ibis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário